SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número67Contribuições de Jean-François Sirinelli à história dos intelectuais da educaçãoOs Escolares e a instituição educativa: cânone e cultura escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

BONTEMPI JUNIOR, Bruno. Usos da prosopografia para a história dos intelectuais da educação. Educação e Filosofia [online]. 2019, vol.33, n.67, pp.57-82.  Epub 30-Ago-2021. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v33n67a2019-47897.

O artigo discute a potencialidade e os modos de uso da prosopografia em pesquisas sobre intelectuais na história da educação. Apresenta, em percurso bibliográfico, as principais definições, conceitos, operações metodológicas e fontes que a constituem. Sustenta que, no campo da história da educação, a metodologia prosopográfica oferece contribuições para o estudo dos intelectuais, sobretudo em investigações sobre os manifestos e seus signatários, cujos liames societários podem reafirmar ou subverter a lógica das posições individuais; os coletivos docentes, suas trajetórias de formação e movimentação institucional e regional; as histórias institucionais, notadamente quanto à destinação social e política de egressos e à circulação de quadros técnicos e acadêmicos; as associações da sociedade civil, tais como sindicatos e entidades categoriais, cujos quadros atuaram na esfera educacional. Conclui-se que a utilização da prosopografia permite ao historiador extrapolar a usual abordagem individual de autores e ideias em educação, a fim de integrar os intelectuais em coletivos, tais como grupos profissionais, redes de sociabilidade e comunidades disciplinares, nos quais as propriedades relacionais e os jogos de interesse podem revelar tantos significados quanto os discursos, material da maioria das pesquisas em torno do tema.

Palavras-chave : Prosopografia; Intelectuais; Pesquisa histórica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )