Educação e Filosofia
Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596X
Abstract
CALLONI, Humberto and AMORIM, Filipi Vieira. Os desafios da compreensão: um ensaio sobre a hermenêutica da complexidade. Educação e Filosofia [online]. 2019, vol.33, n.67, pp.197-217. Epub Aug 30, 2021. ISSN 1982-596X. https://doi.org/10.14393/revedfil.v33n67a2019-45843.
O objetivo do artigo é investigar os desafios da compreensão da complexidade imanente às múltiplas realidades. Metodologicamente, dada a natureza teórica do ensaio, as discussões apresentadas estão acompanhadas das reflexões de Edgar Morin sobre “O Método”. O ponto de partida para o debate é a ruptura histórica entre as ciências da natureza e as ciências do espírito que, por consequência, encerraram a ciência e a filosofia em compartimentos disciplinares aparentemente incomunicáveis. Com vistas à superação deste isolamento, reivindica-se uma hermenêutica da complexidade de modo que sejam compreendidas as relações, colaborações e complementações intrínsecas aos diferentes conhecimentos e saberes.
Keywords : Edgar Morin; Complexidade; Hermenêutica; Filosofia; Educação.