SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número67La crítica cristiana al placer epícureoEducación de, por y para la Democracia: la relación medios-fines en la filosofía de John Dewey índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

CALLONI, Humberto  y  AMORIM, Filipi Vieira. Os desafios da compreensão: um ensaio sobre a hermenêutica da complexidade. Educação e Filosofia [online]. 2019, vol.33, n.67, pp.197-217.  Epub 30-Ago-2021. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v33n67a2019-45843.

O objetivo do artigo é investigar os desafios da compreensão da complexidade imanente às múltiplas realidades. Metodologicamente, dada a natureza teórica do ensaio, as discussões apresentadas estão acompanhadas das reflexões de Edgar Morin sobre “O Método”. O ponto de partida para o debate é a ruptura histórica entre as ciências da natureza e as ciências do espírito que, por consequência, encerraram a ciência e a filosofia em compartimentos disciplinares aparentemente incomunicáveis. Com vistas à superação deste isolamento, reivindica-se uma hermenêutica da complexidade de modo que sejam compreendidas as relações, colaborações e complementações intrínsecas aos diferentes conhecimentos e saberes.

Palabras clave : Edgar Morin; Complexidade; Hermenêutica; Filosofia; Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )