SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número67A crítica cristã ao prazer epicureuEducação de, por e para a democracia: a relação meio-fim na filosofia de John Dewey índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

CALLONI, Humberto  e  AMORIM, Filipi Vieira. Os desafios da compreensão: um ensaio sobre a hermenêutica da complexidade. Educação e Filosofia [online]. 2019, vol.33, n.67, pp.197-217.  Epub 30-Ago-2021. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v33n67a2019-45843.

O objetivo do artigo é investigar os desafios da compreensão da complexidade imanente às múltiplas realidades. Metodologicamente, dada a natureza teórica do ensaio, as discussões apresentadas estão acompanhadas das reflexões de Edgar Morin sobre “O Método”. O ponto de partida para o debate é a ruptura histórica entre as ciências da natureza e as ciências do espírito que, por consequência, encerraram a ciência e a filosofia em compartimentos disciplinares aparentemente incomunicáveis. Com vistas à superação deste isolamento, reivindica-se uma hermenêutica da complexidade de modo que sejam compreendidas as relações, colaborações e complementações intrínsecas aos diferentes conhecimentos e saberes.

Palavras-chave : Edgar Morin; Complexidade; Hermenêutica; Filosofia; Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )