SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue67Comprehension Challenges: an essay on the complexity hermeneuticsThe philosophical education through narrative: the experience of thinking democracy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Filosofia

Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596X

Abstract

MERCAU, Horacio Héctor. Educação de, por e para a democracia: a relação meio-fim na filosofia de John Dewey. Educação e Filosofia [online]. 2019, vol.33, n.67, pp.219-241.  Epub Aug 30, 2021. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v33n67a2019-47803.

A intenção do presente trabalho é explorar a relação meio-fim, explicando que ela é apresentada no trabalho de John Dewey como um caminho e horizonte coerente e consistente de sua proposta filosófica e educacional. O relacionamento meios-fins direciona pesquisas que nos levam a uma compreensão do conhecimento como uma prática valorativa e transformadora. Essa concepção epistemológica lança as bases para repensar a educação e a democracia e fornece elementos suficientes para superar as dicotomias pensamento - emoção, fatos - valores e sociedade - indivíduo. O método utilizado é a investigação. Educação e democracia são espaços em que a relação meio-fim, seja em sua fase natural ou adaptativa, seja em sua fase moral ou crítica, seja em sua fase social ou pública, encontra unidade e continuidade. Na educação de, pela e para a democracia, a inteligência e a atividade estão mutuamente inter-relacionadas.

Keywords : Investigação; Educação; Democracia; Meios-fins.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )