SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número67Los desafíos de la comprensión: un ensayo sobre la hermenéutica de la complexidadLa educación filosófica por medio de la narrativa: la experiencia de pensar la democracia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

MERCAU, Horacio Héctor. Educação de, por e para a democracia: a relação meio-fim na filosofia de John Dewey. Educação e Filosofia [online]. 2019, vol.33, n.67, pp.219-241.  Epub 30-Ago-2021. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v33n67a2019-47803.

A intenção do presente trabalho é explorar a relação meio-fim, explicando que ela é apresentada no trabalho de John Dewey como um caminho e horizonte coerente e consistente de sua proposta filosófica e educacional. O relacionamento meios-fins direciona pesquisas que nos levam a uma compreensão do conhecimento como uma prática valorativa e transformadora. Essa concepção epistemológica lança as bases para repensar a educação e a democracia e fornece elementos suficientes para superar as dicotomias pensamento - emoção, fatos - valores e sociedade - indivíduo. O método utilizado é a investigação. Educação e democracia são espaços em que a relação meio-fim, seja em sua fase natural ou adaptativa, seja em sua fase moral ou crítica, seja em sua fase social ou pública, encontra unidade e continuidade. Na educação de, pela e para a democracia, a inteligência e a atividade estão mutuamente inter-relacionadas.

Palabras clave : Investigação; Educação; Democracia; Meios-fins.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )