SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue67Education of, by and for Democracy: the means-ends relationship in the philosophy of John DeweyThe dialectic systemic approach and the organization of Chemistry contents: didactic-philosophical reflections author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Filosofia

Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596X

Abstract

MURARO, Darcisio Natal  and  SOUSA, Claudiney José de. A educação filosófica por meio da narrativa: a experiência de pensar a democracia. Educação e Filosofia [online]. 2019, vol.33, n.67, pp.243-274.  Epub Aug 30, 2021. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v33n67a2019-47646.

Este trabalho objetiva apresentar o processo de criação de um material para ensino de filosofia para crianças centrado na temática da democracia. A metodologia filosófica de análise de conceitos, ancorada no trabalho de exploração bibliográfica, orientou o estudo. Como hipótese de trabalho foi analisada a concepção de democracia como modo de vida ético e político e suas relações com a prática educativa a partir do pensamento de Dewey (1979) e Lipman (1990). A compreensão da atitude filosófica como prática educativa na e para a democracia resultou na criação de uma narrativa filosófica sobre democracia. A experiência da casa é a referência para a criação da narrativa metafórica da democracia. Os personagens conceituais que habitam a casa problematizam e discutem a democracia a partir diferentes perspectivas filosóficas: antropológica, epistemológica, ontológica, ética, política, estética etc. A casa se transforma numa comunidade de investigação como ambiente reflexivo e criativo do humano.

Keywords : Democracia; Ensino de Filosofia; Comunidade de investigação; Narrativa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )