SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número67Educación de, por y para la Democracia: la relación medios-fines en la filosofía de John DeweyEl enfoque sistémico dialéctico y la organización de los contenidos de la Química: reflexiones didáctico folosóficas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

MURARO, Darcisio Natal  y  SOUSA, Claudiney José de. A educação filosófica por meio da narrativa: a experiência de pensar a democracia. Educação e Filosofia [online]. 2019, vol.33, n.67, pp.243-274.  Epub 30-Ago-2021. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v33n67a2019-47646.

Este trabalho objetiva apresentar o processo de criação de um material para ensino de filosofia para crianças centrado na temática da democracia. A metodologia filosófica de análise de conceitos, ancorada no trabalho de exploração bibliográfica, orientou o estudo. Como hipótese de trabalho foi analisada a concepção de democracia como modo de vida ético e político e suas relações com a prática educativa a partir do pensamento de Dewey (1979) e Lipman (1990). A compreensão da atitude filosófica como prática educativa na e para a democracia resultou na criação de uma narrativa filosófica sobre democracia. A experiência da casa é a referência para a criação da narrativa metafórica da democracia. Os personagens conceituais que habitam a casa problematizam e discutem a democracia a partir diferentes perspectivas filosóficas: antropológica, epistemológica, ontológica, ética, política, estética etc. A casa se transforma numa comunidade de investigação como ambiente reflexivo e criativo do humano.

Palabras clave : Democracia; Ensino de Filosofia; Comunidade de investigação; Narrativa.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )