SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue67The philosophical education through narrative: the experience of thinking democracyHannah Arendt’s essayistic in “The Crisis in Education” author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Filosofia

Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596X

Abstract

NUNEZ, Isauro Beltrán  and  SILVA, Sandro Damião Ribeiro da. O enfoque sistêmico dialético e a organização dos conteúdos da Química: reflexões didático-filosóficas. Educação e Filosofia [online]. 2019, vol.33, n.67, pp.275-305.  Epub Aug 30, 2021. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v33n67a2019-46410.

Neste artigo, apresentam-se fundamentos de uma proposta para a organização dos conteúdos de um tema da disciplina Química Geral sob as exigências do enfoque sistêmico-dialético do tipo genético. Essa forma de organização dos conteúdos toma como pressupostos filosóficos o materialismo dialético e histórico e a categoria de sistema, como estruturante e integrativa. É uma proposta didática que pode contribuir para o desenvolvimento teórico do pensamento dos estudantes no contexto da educação química. Por sua vez, constitui-se em um método do pensamento para a compreensão do conteúdo como um sistema complexo em desenvolvimento, mostrando um potencial para a transferência das aprendizagens, se considerada sua natureza teórica e geral.

Keywords : Enfoque sistêmico-dialético; Conteúdos; Química Geral.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )