SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número67La educación filosófica por medio de la narrativa: la experiencia de pensar la democraciaA ensaística de Hannah Arendt em “A crise na educação” índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

NUNEZ, Isauro Beltrán  y  SILVA, Sandro Damião Ribeiro da. O enfoque sistêmico dialético e a organização dos conteúdos da Química: reflexões didático-filosóficas. Educação e Filosofia [online]. 2019, vol.33, n.67, pp.275-305.  Epub 30-Ago-2021. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v33n67a2019-46410.

Neste artigo, apresentam-se fundamentos de uma proposta para a organização dos conteúdos de um tema da disciplina Química Geral sob as exigências do enfoque sistêmico-dialético do tipo genético. Essa forma de organização dos conteúdos toma como pressupostos filosóficos o materialismo dialético e histórico e a categoria de sistema, como estruturante e integrativa. É uma proposta didática que pode contribuir para o desenvolvimento teórico do pensamento dos estudantes no contexto da educação química. Por sua vez, constitui-se em um método do pensamento para a compreensão do conteúdo como um sistema complexo em desenvolvimento, mostrando um potencial para a transferência das aprendizagens, se considerada sua natureza teórica e geral.

Palabras clave : Enfoque sistêmico-dialético; Conteúdos; Química Geral.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )