SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue67The dialectic systemic approach and the organization of Chemistry contents: didactic-philosophical reflectionsUneasiness in National Philosophy Structural Exegesis: deadlock and criticism author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Filosofia

Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596X

Abstract

SILVA FILHO, Luiz Marcos da. A ensaística de Hannah Arendt em “A crise na educação”. Educação e Filosofia [online]. 2019, vol.33, n.67, pp.307-347.  Epub Aug 30, 2021. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v33n67a2019-43064.

Neste artigo, proponho uma leitura do ensaio de Hannah Arendt “A crise na educação” que o apreenda como um exercício de pensar. Assim, os problemas, argumentos e conceitos das quatro seções do ensaio serão examinados como constitutivos de um movimento argumentativo, cujo ponto de partida são aspectos particulares de uma crise na educação em direção às suas origens gerais e mais profundas, oriundas da crise da Modernidade. Por fim, tecerei algumas considerações mais gerais sobre a forma do ensaio em Hannah Arendt.

Keywords : Crise; Educação; Modernidade; Tradição; Ensaio.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )