SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número67El enfoque sistémico dialéctico y la organización de los contenidos de la Química: reflexiones didáctico folosóficasMalestar en la filosofía nacional Lectura estructural: impasses y críticas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

SILVA FILHO, Luiz Marcos da. A ensaística de Hannah Arendt em “A crise na educação”. Educação e Filosofia [online]. 2019, vol.33, n.67, pp.307-347.  Epub 30-Ago-2021. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v33n67a2019-43064.

Neste artigo, proponho uma leitura do ensaio de Hannah Arendt “A crise na educação” que o apreenda como um exercício de pensar. Assim, os problemas, argumentos e conceitos das quatro seções do ensaio serão examinados como constitutivos de um movimento argumentativo, cujo ponto de partida são aspectos particulares de uma crise na educação em direção às suas origens gerais e mais profundas, oriundas da crise da Modernidade. Por fim, tecerei algumas considerações mais gerais sobre a forma do ensaio em Hannah Arendt.

Palabras clave : Crise; Educação; Modernidade; Tradição; Ensaio.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )