SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número67A ensaística de Hannah Arendt em “A crise na educação”Um preâmbulo ao curso O poder psiquiátrico: o problema da antipsiquiatria em Foucault (ou a genealogia de uma a-historicidade) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

FLECK, Amaro de Oliveira. Mal-estar na filosofia nacional Leitura estrutural: impasse e críticas. Educação e Filosofia [online]. 2019, vol.33, n.67, pp.349-370.  Epub 30-Ago-2021. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v33n67a2019-47388.

O assim chamado “método estrutural de análise de texto” tem persistido no pensamento filosófico brasileiro, apesar das críticas recebidas e de seus sinais de esgotamento. A presente investigação pretende aventar algumas hipóteses acerca da sobrevida de tal procedimento, assim como analisar a relativa ausência de participação da filosofia no debate público nacional quando comparada tanto com a presença de áreas próximas quanto com a sua participação no debate estrangeiro.

Palavras-chave : Filosofia no Brasil; Método estrutural de análise de texto; Missão francesa; Universidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )