SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número68La emersion del homo friabilis: subjetivación en tiempos de clepto afectividadCorpos e cartografias da ingovernabilidade na arte e na educação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

FREITAS, Alexandre Simão de. Corpos alterados, corpos ingovernáveis: cartografias ético-estéticas para segurar o céu pelas diferenças. Educação e Filosofia [online]. 2019, vol.33, n.68, pp.617-642.  Epub 30-Ago-2021. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v33v68a2019-51964.

O artigo desdobra algumas implicações decorrentes de uma análise ficcional em torno das artes neoliberais de governo. Nessa direção, articula os pressupostos das teorias biopolíticas da formação humana agenciadas pela entrada no Antropoceno, a fim de pensar a desabilitação do que Elizabeth Povinelli chama de imaginário do carbono e seus processos de marcação, distinção e desqualificação ontológica. Trata-se, portanto, de um ensaio especulativo produzido em torno do diagnóstico de um desmoronamento catastrófico da distinção fundamental da episteme moderna, a distinção entre as ordens cosmológica e antropológica, sugerindo uma cartografia precária dos corpos ingovernáveis ancorada em uma sutil arte política: a arte de segurar o céu pelas diferenças. Essa arte almeja atravessar o abismo que historicamente separou um povo com filosofia em oposição aos povos com mito, construindo pontes que incitem a Filosofia da educação e seus praticantes a se situarem na equivocidade dos mundos e aí habitar.

Palabras clave : Antropoceno; Geontologia; Cartografias da diferença; Formação humana.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )