SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número68El aporte de la filosofía y la cultura a la vida buena de un cuerpo precarioDescartes e a genealogia da teodiceia moderna em Leibniz e Malebranche índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

PERENCINI, Tiago Brentam. Educação Filosófica e Magia: A experimentação de outros processos de subjetivação. Educação e Filosofia [online]. 2019, vol.33, n.68, pp.685-720.  Epub 30-Ago-2021. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v33v68a2019-51969.

Defendo que a relação entre filosofia e magia possibilita processos de subjetivação para experimentarmos outro tipo de educação filosófica, que possa resistir à biopolítica e ao neoliberalismo na contemporaneidade. Faço uma caracterização de ambos como um tipo de poder enfeitiçador que se enraizou em nossa subjetividade. Partindo de uma leitura anarqueológica sobre o pensamento de Michel Foucault, procuro conceituar os processos de subjetivação, evidenciando como a cronologia ocidental silenciou a magia, experiência-limite para a filosofia, da mesma maneira que teço algumas considerações sobre como esse paradigma nos conduz a experimentar outro tipo de educação filosófica, mais atenta à erótica e ao resgate de saberes e práticas originárias.

Palabras clave : Educação filosófica; Magia; Processos de subjetivação; Biopolítica; Michel Foucault.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )