SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número68Implicaciones de la noticia de conciencia histórica en las ciencias humanas y sociales: un modo de proyección para el futuro y de posición en relación al pasadoRecatolizar la Nación: Intelectuales Católicos en la Comisión Nacional del libro Didáctico (1938-1969) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

BOUFLEUER, José Pedro  y  BERWIG, Aldemir. Pensar o pensamento: a leitura e a reconstrução do imaginário social na formação superior. Educação e Filosofia [online]. 2019, vol.33, n.68, pp.845-883.  Epub 30-Ago-2021. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v33n68a2019-46922.

O artigo reflete sobre a formação humana em cursos superiores na perspectiva da capacitação crítico-reflexiva que prepare para a vida em sociedade. Trata-se de pesquisa qualitativa com reflexão a partir de estudo teórico que tematiza a condição humana, a noção de imaginário social instituinte e o desafio do desenvolvimento do pensamento mediante o exercício da leitura. Analisa que na época atual, em que o ensino convive com as novas tecnologias da informação e comunicação, há uma relativização do compromisso do próprio sujeito para com o desenvolvimento de suas capacidades de leitura e de reflexão a partir da interpretação da linguagem. Indica que a universidade deve ter a preocupação essencial de formar o sujeito de forma integral, para além formação profissional, exigindo um repensar do ensino e da aprendizagem a partir do desafio da construção de uma sociabilidade solidária e sustentável.

Palabras clave : Autonomia; Ensino superior; Educação; Formação humana; Imaginário social.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )