SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue68The ontological meaning of work and the development of higher mental functions: preliminary considerationsSuarez precursor de Descartes? A doutrina suazeriana sobre a causa final revista author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Filosofia

Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596X

Abstract

SANTOS, Genivaldo Souza  and  GELAMO, Rodrigo Pelloso. Sobrevoar a estrada ou percorrê-la a pé: o lugar da atenção na experiência do caminhar e suas possibilidades filosófico-formativas. Educação e Filosofia [online]. 2019, vol.33, n.68, pp.959-988.  Epub Aug 30, 2021. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v33n68a2019-46679.

Este artigo é resultado de uma pesquisa na qual investigamos os sentidos, limites e possibilidade da atenção na formação filosófica e suas possíveis repercussões no ensino de filosofia e em práticas de ensino filosóficas. O desafio de tornar as aulas de filosofia uma ocasião de experimentação de si no pensamento (tanto do aluno quanto do professor) parece servir de ponto de convergência entre as nossas experiências na formação de professores de filosofia e os resultados alcançados em nossas pesquisas. Assim, formulamos o problema que circunscreve o presente trabalho nos seguintes termos: quais os sentidos da atenção na experiência do caminhar e suas possibilidades no contexto da formação filosófica? De modo geral, objetivamos analisar e problematizar os pressupostos teóricos, limites e potencialidades da Atenção na formação filosófica.

Keywords : Atenção; Caminhar; Formação filosófica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )