SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número68El sentido ontológico del trabajo y el desarrollo de las funciones psicológicas superiores: consideraciones preliminaresSuarez precursor de Descartes? A doutrina suazeriana sobre a causa final revista índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

SANTOS, Genivaldo Souza  y  GELAMO, Rodrigo Pelloso. Sobrevoar a estrada ou percorrê-la a pé: o lugar da atenção na experiência do caminhar e suas possibilidades filosófico-formativas. Educação e Filosofia [online]. 2019, vol.33, n.68, pp.959-988.  Epub 30-Ago-2021. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v33n68a2019-46679.

Este artigo é resultado de uma pesquisa na qual investigamos os sentidos, limites e possibilidade da atenção na formação filosófica e suas possíveis repercussões no ensino de filosofia e em práticas de ensino filosóficas. O desafio de tornar as aulas de filosofia uma ocasião de experimentação de si no pensamento (tanto do aluno quanto do professor) parece servir de ponto de convergência entre as nossas experiências na formação de professores de filosofia e os resultados alcançados em nossas pesquisas. Assim, formulamos o problema que circunscreve o presente trabalho nos seguintes termos: quais os sentidos da atenção na experiência do caminhar e suas possibilidades no contexto da formação filosófica? De modo geral, objetivamos analisar e problematizar os pressupostos teóricos, limites e potencialidades da Atenção na formação filosófica.

Palabras clave : Atenção; Caminhar; Formação filosófica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )