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Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

GIBBS, Paul. Os caminhos e os meios: uma visão da transdisciplinaridade. Educação e Filosofia [online]. 2019, vol.33, n.69, pp.1295-1322.  Epub 06-Fev-2022. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v33n69a2019-56406.

Este é um breve estudo sobre como a noção de pensamento que Heidegger desenvolveu em seus escritos, em Conversation on a Country Path about Thinking [Uma Conversa no Caminho do Campo sobre o Pensar] (2010a), pode ser lida através da consideração de um texto taoísta chinês Tao Te Ching (Laozi) e de um texto confucionista, embora inspirado por taoístas, de Zisi, o Zhongyong [A Doutrina do Meio], para iluminar a natureza essencial da abertura na transdisciplinaridade e as restrições da disciplinaridade do conhecimento a serem tomadas como ritual e regras da metodologia. Essa abordagem oferece uma maneira de entender a desocultação na ontocosmologia da harmonia de todo o Ser e do cultivo pessoal, essencial à ontologia de Heidegger. Sugiro então como isso pode ser oferecido no que poderia ser chamado de pedagogia transdisciplinar.

Palavras-chave : Heidegger; Confucionismo; Taoísmo; Transdisciplinaridade; Harmonia.

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