SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número69Os caminhos e os meios: uma visão da transdisciplinaridadeO campo de saber artístico nos currículos de formação de pedagogos e seu eco nas escolas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

LOUNDO, Dilip. Razão (jñāna) e Devoção (bhakti) no Advaita Vedānta: Madhusūdana Sarasvatī (séc. XVI) e o Bhagavad Gītā. Educação e Filosofia [online]. 2019, vol.33, n.69, pp.1323-1371.  Epub 06-Fev-2022. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v33n69a2019-56404.

O artigo tem por objetivo empreender a análise dos princípios constitutivos da práxis devocional (bhakti) proposta pelo Bhagavad Gītā, segundo a interpretação do filósofo Madhusūdana Sarasvatī (séc. XVI). Excelso representante do Advaita Vedānta (“[Escola da] Não-Dualidade”), Madhusūdana Sarasvatī buscou incorporar as práticas devocionais à epistemologia tradicional da escola, centrada num exercício radical de reflexão racional (jñāna), em sintonia com os ensinamentos do filósofo fundador Śaṅkarācārya (séc. VIII). Devoto inarredável de Kṛṣṇa, Madhusūdana Sarasvatī cumpriu sua tarefa filosófica em meio a uma interlocução fascinante com a escola Acintyabhedābheda Vedānta (“[Escola da] Não-diferença e da Diferença Inconcebíveis”), fundada por Caitanya Mahāprabhu (séc. XVI), de orientação predominantemente devocionalista vaiṣṇava.

Palavras-chave : Devoção; Bhakti; Madhusūdana Sarasvatī; Bhagavad Gītā; Vedānta.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )