Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação e Filosofia
versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X
Resumo
SCHLESENER, Anita Helena. Educação e Filosofia: uma leitura a partir de Freud e Benjamin. Educação e Filosofia [online]. 2019, vol.33, n.69, pp.1467-1499. Epub 06-Fev-2022. ISSN 1982-596X. https://doi.org/10.14393/revedfil.v33n69a2019-50448.
O presente artigo tem o objetivo de tecer algumas considerações sobre as concepções de mundo que formam nosso imaginário a partir de uma leitura de Freud e de Benjamin. Este aporte teórico permite entender a dimensão ideológica de ideias e preconceitos que sedimentam o senso comum e que consolidam relações de dependência. A educação, entendida como processo de formação que acontece na vida, se alimenta da filosofia mesmo inconscientemente e as relações sociais e políticas orientam a formação da subjetividade individual. Benjamin explicita estas relações ao analisar as imagens oníricas cotejando os conceitos de sonho e despertar com o objetivo de mostrar a importância de conhecer o passado e elaborar uma história materialista da cultura, como tarefa básica para pensar o futuro.
Palavras-chave : Educação; Filosofia; Imagens oníricas; Ideologia.