SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número69Educação e Filosofia: uma leitura a partir de Freud e BenjaminEducar, elaborar o passado, desnazificar: Memória histórica e neonazifascismo no início do século XXI índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

BETLINSKI, Carlos; LOBO, Dalva de Souza  e  BARBOSA, Vanderlei. Educação estética em “Rua de mão única” (Walter Benjamim) e em “A idade da terra” (Glauber Rocha). Educação e Filosofia [online]. 2019, vol.33, n.69, pp.1501-1539.  Epub 06-Fev-2022. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v33n69a2019-49080.

O presente ensaio analisou o tema da educação estética a partir do texto literário “Rua de mão única” de Walter Benjamin e do filme “A idade da terra” de Glauber Rocha e buscou identificar semelhanças entre a forma alegórica presente nas duas obras, bem como descrever as potencialidades pedagógicas presentes nas imagens-pensamentos produzidas por elas junto ao receptor. Definimos como problematização a compreensão do potencial de crítica e ensino da forma alegórica mediada pela literatura e pelo cinema. Nosso principal objetivo foi identificar as características alegóricas na construção das obras, entendendo as relações com os contextos históricos, econômicos e culturais em que foram produzidas. Como principais resultados de nossa investigação apontamos que o cinema e a literatura são espaços privilegiados de construção de imagens-pensamentos, que associados aos conceitos filosóficos potencializam a interpretação e a crítica da realidade histórica, econômica e cultural, derivando na dimensão pedagógica da imagem que acreditamos possa ser melhor explorada pelos educadores.

Palavras-chave : Educação estética; Cinema; Literatura; Alegoria; Ensino.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )