SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue69Aesthetics education in "One-Way Street" by Walter Benjamim and in "The Age of the Earth" by Glauber RochaInitial training in the construction of professional identity(ies) of physical education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Filosofia

Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596X

Abstract

LOUREIRO, Robson. Educar, elaborar o passado, desnazificar: Memória histórica e neonazifascismo no início do século XXI. Educação e Filosofia [online]. 2019, vol.33, n.69, pp.1541-1582.  Epub Feb 06, 2022. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v33n69a2019-49010.

Apesar de o nazismo e o fascismo terem sido aparentemente “enterrados” após a 2ª Guerra Mundial, atualmente o avanço do nazifascismo causa preocupação em nível mundial. Este artigo trata do conceito de elaboração do passado - negação determinada do objeto - e busca responder como, quando, por que, quanto tempo durou e as principais características do Programa de Desnazificação (PDA) na Alemanha do pós-guerra. Foi uma política pública bem-sucedida? Como se deu a participação da educação formal, nesse PDA? As respostas decorrem da análise mediada por uma hermenêutica histórico-filosófica fundamentada na teoria e em aspectos da filosofia da educação de T. Adorno, que visa apreender as razões pelas quais o nazifascismo sempre foi uma ideologia política presente, desde o Zeitgeist que o inaugurou, no início do século XX, até os dias atuais.

Keywords : Elaboração do passado; Negação determinada; Memória histórica; Desnazificação; Neonazifascismo.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )