SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número69Educación estética en "Calle de sentido único” (Walter Benjamim) y en “La edad de la tierra ” (Glauber Rocha)La formación inicial en la construcción de identidad(es) profesional(es) en educación física índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

LOUREIRO, Robson. Educar, elaborar o passado, desnazificar: Memória histórica e neonazifascismo no início do século XXI. Educação e Filosofia [online]. 2019, vol.33, n.69, pp.1541-1582.  Epub 06-Feb-2022. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v33n69a2019-49010.

Apesar de o nazismo e o fascismo terem sido aparentemente “enterrados” após a 2ª Guerra Mundial, atualmente o avanço do nazifascismo causa preocupação em nível mundial. Este artigo trata do conceito de elaboração do passado - negação determinada do objeto - e busca responder como, quando, por que, quanto tempo durou e as principais características do Programa de Desnazificação (PDA) na Alemanha do pós-guerra. Foi uma política pública bem-sucedida? Como se deu a participação da educação formal, nesse PDA? As respostas decorrem da análise mediada por uma hermenêutica histórico-filosófica fundamentada na teoria e em aspectos da filosofia da educação de T. Adorno, que visa apreender as razões pelas quais o nazifascismo sempre foi uma ideologia política presente, desde o Zeitgeist que o inaugurou, no início do século XX, até os dias atuais.

Palabras clave : Elaboração do passado; Negação determinada; Memória histórica; Desnazificação; Neonazifascismo.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )