SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número69Educação estética em “Rua de mão única” (Walter Benjamim) e em “A idade da terra” (Glauber Rocha)A formação inicial na construção de identidade(s) profissional(is) em educação física índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

LOUREIRO, Robson. Educar, elaborar o passado, desnazificar: Memória histórica e neonazifascismo no início do século XXI. Educação e Filosofia [online]. 2019, vol.33, n.69, pp.1541-1582.  Epub 06-Fev-2022. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v33n69a2019-49010.

Apesar de o nazismo e o fascismo terem sido aparentemente “enterrados” após a 2ª Guerra Mundial, atualmente o avanço do nazifascismo causa preocupação em nível mundial. Este artigo trata do conceito de elaboração do passado - negação determinada do objeto - e busca responder como, quando, por que, quanto tempo durou e as principais características do Programa de Desnazificação (PDA) na Alemanha do pós-guerra. Foi uma política pública bem-sucedida? Como se deu a participação da educação formal, nesse PDA? As respostas decorrem da análise mediada por uma hermenêutica histórico-filosófica fundamentada na teoria e em aspectos da filosofia da educação de T. Adorno, que visa apreender as razões pelas quais o nazifascismo sempre foi uma ideologia política presente, desde o Zeitgeist que o inaugurou, no início do século XX, até os dias atuais.

Palavras-chave : Elaboração do passado; Negação determinada; Memória histórica; Desnazificação; Neonazifascismo.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )