SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue69Educate, Working Through the Past, Denazificate: Historical memoy and neonazifascism in the begin of 21st centuryInterdisciplinarity, totality and the construction of knowledge in articles of the areas of Education and Teaching author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Filosofia

Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596X

Abstract

VANZUITA, Alexandre  and  GARANHANI, Marynelma Camargo. A formação inicial na construção de identidade(s) profissional(is) em educação física. Educação e Filosofia [online]. 2019, vol.33, n.69, pp.1583-1622.  Epub Feb 06, 2022. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v33n69a2019-49146.

A presente pesquisa tem o objetivo de analisar como as experiências de formação inicial de formandos(as) em Educação Física da Universidade Federal do Paraná, contribuem para a construção de identidade(s) profissional(is). A produção de dados ocorreu por meio da realização de dois grupos focais distintos, um com formandos(as) da modalidade de licenciatura e outro de bacharelado em EF. O programa de Análise de Conteúdo Atlas.TI 8 foi utilizado para criar as unidades de análise do eixo previamente definido sobre formação inicial. Identificou-se, que os(as) formandos(as) ao experimentarem práticas de estágio e trabalho, de pesquisa nos programas e projetos de iniciação científica, além de refletirem, construírem, planejarem, criarem, elaborarem seus métodos e metodologias de ensino e aprendizagem, constroem identidade(s) profissional(is) mestiças não articuladas integralmente aos processos de pesquisa e criação de métodos e metodologias.

Keywords : Identidade profissional; Formação inicial; Pesquisa; Método.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )