SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número69Educar, elaborar o passado, desnazificar: Memória histórica e neonazifascismo no início do século XXILa interdisciplinariedad, la totalidad y la construcción del conocimiento en los artículos de las áreas de educación y enseñanza índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

VANZUITA, Alexandre  y  GARANHANI, Marynelma Camargo. A formação inicial na construção de identidade(s) profissional(is) em educação física. Educação e Filosofia [online]. 2019, vol.33, n.69, pp.1583-1622.  Epub 06-Feb-2022. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v33n69a2019-49146.

A presente pesquisa tem o objetivo de analisar como as experiências de formação inicial de formandos(as) em Educação Física da Universidade Federal do Paraná, contribuem para a construção de identidade(s) profissional(is). A produção de dados ocorreu por meio da realização de dois grupos focais distintos, um com formandos(as) da modalidade de licenciatura e outro de bacharelado em EF. O programa de Análise de Conteúdo Atlas.TI 8 foi utilizado para criar as unidades de análise do eixo previamente definido sobre formação inicial. Identificou-se, que os(as) formandos(as) ao experimentarem práticas de estágio e trabalho, de pesquisa nos programas e projetos de iniciação científica, além de refletirem, construírem, planejarem, criarem, elaborarem seus métodos e metodologias de ensino e aprendizagem, constroem identidade(s) profissional(is) mestiças não articuladas integralmente aos processos de pesquisa e criação de métodos e metodologias.

Palabras clave : Identidade profissional; Formação inicial; Pesquisa; Método.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )