SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número69Interdisciplinaridade, totalidade e a construção do conhecimento em artigos das áreas de Educação e Ensino índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

DUARTE, Cláudia Elias. A proposta pedagógica de António Ribeiro Sanches: a educação pública da Mocidade Portuguesa. Educação e Filosofia [online]. 2019, vol.33, n.69, pp.1659-1694.  Epub 06-Fev-2022. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v33n69a2019-50973.

Com as Cartas à Mocidade Portuguesa António Ribeiro Sanches define o seu lugar entre os filósofos que dedicaram os seus pensamentos à educação dos mais novos. Mas ao contrário de Locke, Rousseau ou Martinho de Mendonça, Sanches reorienta a sua atenção para a educação pública abrindo um caminho diferente de reflexão no âmbito da pedagogia e tornando mais clara a ligação entre educação e a preservação da sociedade enquanto fim. Este artigo pretende analisar a proposta pedagógica de Sanches tendo presente que, para o autor, ainda que todos devam ter acesso à educação pública, esta deve ser pensada de acordo com a condição social de cada um. Sanches assume, assim, a ideia de uma educação entendida como instrumento que garante eficácia na determinação, e perpetuação, do lugar que cada um ocupa na sociedade pela transmissão de conhecimentos e promoção de aptidões específicas para cada classe social.

Palavras-chave : António Ribeiro Sanches; Educação pública; Aristocracia; Jean-Jacques Rousseau; John Locke.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )