SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número70Sociedade de desempenho e governo da vida deficiente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

MARTINS, Carlos José  e  ALVES, Flávio Soares. Cartografias da ingovernabilidade dos corpos na arte e na vida. Educação e Filosofia [online]. 2020, vol.34, n.70, pp.31-44.  Epub 06-Fev-2022. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v34n70a2020-55513.

Sofremos uma crescente governamentalização dos corpos e das condutas ao longo do mundo moderno e contemporâneo. Essa foi uma das expressivas contribuições do pensamento do filósofo francês Michel Foucault. No entanto, tal governamentalização não adveio sem contrapartida. Trata-se, em todo caso, de um empreendimento sistemático de investimento pelo poder e de redução dos corpos à sua dimensão extensiva, utilitária, funcional e orgânica, numa palavra, instrumental. Uma pletora de práticas foi criada em vários campos - saúde, educação, trabalho, lazer, esporte, etc. - com este fim. No entanto, por mais incontornável que seja, os corpos não se deixam reduzir a um estado de coisa, a sua extensão, em resumo, a sua reificação. Este trabalho visa circunscrever esta problemática, para os fins de explorar o tema que concerne a relação entre os corpos, a cultura e o papel da arte como cartografia intensiva, sob o signo da ingovernabilidade.

Palavras-chave : cartografias; ingovernabilidade; corpo; arte; filosofia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )