SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número70En defensa de un trastorno pedagógico: la institucionalización de la infancia en el cine y la vida cotidiana escolarEl lugar propio en el espacio impropio: el negro, el judío y el común índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

CASTILLA, Jordi Massó. Arte, educação e comunidade em estética pedagógica. Educação e Filosofia [online]. 2020, vol.34, n.70, pp.155-174.  Epub 06-Feb-2022. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v34n70a2020-55512.

uma das tendências estéticas contemporâneas mais prósperas, a «estética pedagógica», levantou desde o início a combinação entre arte e educação. As criações apoiadas por essa orientação baseiam-se em muitas das idéias das pedagogias críticas dos anos 60 e também nos orçamentos das chamadas vanguardas artísticas mais recentes. Todos eles compartilham o mesmo espírito emancipatório em sintonia com as teorias mais críticas da sociedade capitalista de produção. Mas, nos últimos anos, a «estética pedagógica» foi levada a problematizar a questão da «comunidade» de diferentes pontos de vista, com base no fato de que não pode haver educação ou arte sem repensar o espaço comum que ambos Eles colocam em jogo.

Palabras clave : Arte; Educação; Política; Comunidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )