SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número70O lugar próprio no espaço impróprio: o negro, o judeu e o comumDo passeio pela filosofia Deleuze-Guattariana ao encontro com o possível conceito de programa de vida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

CHIZZOTTI, Antônio  e  CASALI, Alípio. Desigualdade, Pobreza e Diferença: Precariedade na Vida Escolar. Educação e Filosofia [online]. 2020, vol.34, n.70, pp.193-222.  Epub 06-Fev-2022. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v34n70a2020-49541.

O presente artigo tem como objetivo analisar a desigualdade, a pobreza e as diferenciações inferiorizadoras - discriminações e segregações - e seus efeitos de precarização sobre a vida escolar: reprovação e abandono escolar. O centro crítico da análise encontra-se na circularidade viciosa pela qual, num sentido, a desigualdade e a pobreza determinam diferenciações inferiorizadoras que resultam em fracasso escolar e, no sentido inverso, o fracasso escolar resulta em mais pobreza e mais desigualdade. Tal processo selaria a impossibilidade de cumprimento do direito universal à educação, inscrito como promessa nos ideais da democracia liberal. O estudo pode ser caracterizado como bibliográfico, embasado em autores do campo da economia, sociologia, direito e filosofia, com especial apoio em documentos da ONU, UNESCO, OCDE e Constituição Federal brasileira. Os resultados do estudo apontam para as graves responsabilidades das políticas públicas, dos sistemas de ensino e dos projetos pedagógicos das unidades escolares em interromper a circularidade dessa precarização.

Palavras-chave : Desigualdade; Pobreza; Diferença; Precariedade; Fracasso escolar.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )