SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número70Desigualdade, Pobreza e Diferença: Precariedade na Vida EscolarFilosofia da educação e pesquisa educacional: fragilidade teórica na investigação educacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

BORGES, Bruno Gonçalves. Do passeio pela filosofia Deleuze-Guattariana ao encontro com o possível conceito de programa de vida. Educação e Filosofia [online]. 2020, vol.34, n.70, pp.223-249.  Epub 06-Fev-2022. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v34n70a2020-51904.

De todas as maneiras de incursionar uma filosofia, o passeio pareceu ser a abordagem possível diante do emaranhado pensamento de Gilles Deleuze e Félix Guattari. Ainda que alguns se dediquem a localizar onde começa e onde termina a contribuição de cada um nas obras que os dois filósofos escreveram juntos, é nesse entre, no encontro de dois pensadores, que enfrentavam questões específicas em cada campo de ação, mas que foram capazes, por meio da troca, ou melhor do roubo recíproco, como gostava de dizer Deleuze, que se produziu um pensamento que não se acomoda ou se ajusta à tradição. Desse passeio, destaca-se o encontro com um possível conceito presente em diferentes obras desses filósofos que é o programa de vida. Não se trata de um conceito efetivo, pois ele não é alçado a esse status pelos seus autores, ou pelo menos de forma objetiva. Cabe a este artigo, enfim, apresentar um plano sobre o qual esse protoconceito possa ser desenvolvido.

Palavras-chave : Programa de vida; Deleuze; Guattari; intersecção.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )