SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número70Filosofia da educação e pesquisa educacional: fragilidade teórica na investigação educacionalHumanismo do outro homem: perspectivas de uma formação a partir da sensibilidade e da ética com Emmanuel Levinas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

SILVEIRA, Carlos Roberto da; MASCIA, Márcia Aparecida Amador  e  AZEREDO, Luciana Aparecida Silva de. Filosofia e Educação como “Modo de vida”: o cuidado de si, do outro e o agradecimento a Asclépio. Educação e Filosofia [online]. 2020, vol.34, n.70, pp.279-306.  Epub 06-Fev-2022. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v34n70a2020-51259.

Este artigo é parte dos resultados de pesquisas empreendidas no Grupo de Pesquisa GPEFE - Grupo de Pesquisa Estudos Foucaultianos e Educação da Universidade São Francisco. As análises partem de referenciais teóricos filosóficos da Antiguidade grega, em especial Platão e avança por entre os contemporâneos como Nietzsche, Foucault, dentre outros, com intuito de perscrutar o enigmático pedido de Sócrates a Críton, quando Sócrates pediu que sacrificasse um galo a Asclépio. O que Sócrates queria dizer com este “enigma”? “- Devemos um galo a Asclépio”. Então perguntamos: Sócrates foi curado? Curado de que doença? Doenças? Qual ou quais livros de Platão poderiam esclarecer (quem sabe) o enigma? Quem era o deus Asclépio? Em que momento Asclépio se tornou importante para os helenos? Qual a simbólica do galo para os atenienses? Existe algum legado através desse enigma que possa nos ajudar de alguma forma a nos educar e educarmos? Tais leituras podem ser importantes para a esfera da Educação?

Palavras-chave : Filosofia e Educação; Parrhesía; Epimeléia heautou.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )