SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número70Humanismo del otro hombre: perspectivas de una formación a partir de la sensibilidad y de la ética con Emmanuel Levinas?Qué professa una profesión? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

SOARES, Jean Dyego Gomes. “Positivista feliz” ou “hipermilitante pessimista”? Sobre os atos de problematização em Michel Foucault. Educação e Filosofia [online]. 2020, vol.34, n.70, pp.333-354.  Epub 06-Feb-2022. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v34n70a2020-50879.

Através do escrutínio de duas noções centrais do pensamento de Michel Foucault - crítica e genealogia-, este texto elucida o conceito de problematização, dando ênfase a seu possível caráter performativo. Numa primeira parte, construímos uma perspectiva do que seria a tarefa do pensador crítico, para, num segundo momento, elucidar a diferença entre uma história das soluções e uma genealogia dos problemas. A provocativa interrogação do título remete a duas atitudes aludidas pelo filósofo. Ao pensar os atos de problematização, esperamos fornecer uma posição acerca deles, e mostrar um modo particular do autor de moldar as noções centrais abordadas anteriormente.

Palabras clave : Crítica; Genealogia; Atos de Fala; Filosofia; Problematização.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )