SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número70Humanismo do outro homem: perspectivas de uma formação a partir da sensibilidade e da ética com Emmanuel LevinasO que professa uma profissão? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

SOARES, Jean Dyego Gomes. “Positivista feliz” ou “hipermilitante pessimista”? Sobre os atos de problematização em Michel Foucault. Educação e Filosofia [online]. 2020, vol.34, n.70, pp.333-354.  Epub 06-Fev-2022. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v34n70a2020-50879.

Através do escrutínio de duas noções centrais do pensamento de Michel Foucault - crítica e genealogia-, este texto elucida o conceito de problematização, dando ênfase a seu possível caráter performativo. Numa primeira parte, construímos uma perspectiva do que seria a tarefa do pensador crítico, para, num segundo momento, elucidar a diferença entre uma história das soluções e uma genealogia dos problemas. A provocativa interrogação do título remete a duas atitudes aludidas pelo filósofo. Ao pensar os atos de problematização, esperamos fornecer uma posição acerca deles, e mostrar um modo particular do autor de moldar as noções centrais abordadas anteriormente.

Palavras-chave : Crítica; Genealogia; Atos de Fala; Filosofia; Problematização.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )