SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número70O que professa uma profissão?Zaratustra e o Fracasso Pedagógico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

PONTIN, Fabrício; MAIA, Tatiana Vargas  e  BARBOSA, Camila Palhares. A (re)presentação moral: um ensaio sobre a noção de tempo de Merleau-Ponty na Fenomenologia da Percepção. Educação e Filosofia [online]. 2020, vol.34, n.70, pp.375-401.  Epub 06-Fev-2022. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v34n70a2020-50382.

O propósito desse ensaio é instigar a ideia de memória em Merleau-Ponty, sugerindo uma possível interpretação de tempo e memória dentro da análise genética-fenomenológica de Merleau-Ponty. Em última medida, nossa hipótese é que o entendimento de Merleau-Ponty sobre o problema da representação e da percepção - particularmente o problema da retenção - coloca um fundamento ético para a percepção. Nós iremos sugerir que a abordagem fenomenológica para a memória pode nos dar um diferente modo de análise da moral enquanto construída no presente-vivido. Nosso objetivo é então apontar para uma dimensão moral para o processo de apresentação-representação que acontece na consciência e estabelecê-lo como um caminho para nossa representação consciente, entendendo que nosso modo de compreensão tem tanto uma dimensão intencionalmente ativa quanto passiva que é frequentemente pouco desenvolvida em estudos sobre nossos estabelecimento de convicções morais e políticas.

Palavras-chave : Tempo; Memória; Representação; Percepção; Ética.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )