SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue71The school without political party movement and the capture of teaching: the teacher as a specialist knowledge technician author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Filosofia

Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596X

Abstract

BRANCATTI, Paulo Roberto  and  RINALDI, Renata Portela. A Fenomenologia e a História de Vida. Educação e Filosofia [online]. 2020, vol.34, n.71, pp.489-507.  Epub Feb 06, 2022. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v34n71a2020-55530.

A fenomenologia é uma corrente filosófica, caracterizada pelo estudo aprofundado de um determinado fenômeno, pois, a priori, o que se apresenta à mente das pessoas, vem em forma difusa ou em forma de aparência. Compreendendo-a em uma perspectiva que prioriza o ser-no-mundo, contextualizado com sua história, cultura, linguagem e movimento humano. Em vista disso, o presente artigo pretende compreender o entrecruzamento da fenomenologia e do método de História de vida, com intuito de vislumbrar a contribuições para o processo educacional e suas nuances pelas ciências de forma dialética com as contradições do sujeito em relação a sua formação acadêmica.

Keywords : Fenomenologia; História de vida; Formação de professor.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )