SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue71Phenomenology and the history of lifePhenomenology and Education from Creusa Capalbo’s perspective author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Filosofia

Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596X

Abstract

DANELON, Márcio. O Movimento Escola sem Partido e a captura da docência: O professor como técnico do saber especializado. Educação e Filosofia [online]. 2020, vol.34, n.71, pp.509-553.  Epub Feb 06, 2022. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v34n71a2020-55534.

Este artigo tem por objetivo refletir sobre formas de captura das práticas pedagógicas do professor presentes no pensamento e no projeto de lei proposto pelo Movimento Escola sem Partido. Em nossa análise, a estratégia de vigilância do trabalho docente, a classificação do trabalho docente como doutrinação e a sobreposição da educação familiar sobre a escolar, emergem como formas de captura da docência, transformando o professor num “técnico do saber especializado”, conforme conceituação de Jean-Paul Sartre.

Keywords : Educação; Escola sem partido; Fenomenologia; Sartre.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )