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Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

DANELON, Márcio. O Movimento Escola sem Partido e a captura da docência: O professor como técnico do saber especializado. Educação e Filosofia [online]. 2020, vol.34, n.71, pp.509-553.  Epub 06-Fev-2022. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v34n71a2020-55534.

Este artigo tem por objetivo refletir sobre formas de captura das práticas pedagógicas do professor presentes no pensamento e no projeto de lei proposto pelo Movimento Escola sem Partido. Em nossa análise, a estratégia de vigilância do trabalho docente, a classificação do trabalho docente como doutrinação e a sobreposição da educação familiar sobre a escolar, emergem como formas de captura da docência, transformando o professor num “técnico do saber especializado”, conforme conceituação de Jean-Paul Sartre.

Palavras-chave : Educação; Escola sem partido; Fenomenologia; Sartre.

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