SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue71The school without political party movement and the capture of teaching: the teacher as a specialist knowledge technicianIndecision charged with promise: Images of life and childhood in Henri Bergson’s philosophy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Filosofia

Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596X

Abstract

CESAR, Constança Terezinha Marcondes. Fenomenologia e Educação na perspectiva de Creusa Capalbo. Educação e Filosofia [online]. 2020, vol.34, n.71, pp.555-564.  Epub Feb 06, 2022. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v34n71a2020-56829.

Creusa Capalbo fez seu doutorado em Filosofia na Universidade Católica de Louvain. Faleceu em 2017, aos 83 anos, e deixou uma obra centrada na meditação sobre Fenomenologia e Ciências Humanas. Editou um livro com esse título, cujo sexto capítulo aborda o tema Fenomenologia e Educação. Mostrando invulgar erudição e fazendo a crítica de pensadores que reduzem a educação à adequação ou à revolta contra a sociedade industrial, Creusa Capalbo entende que o papel da educação é o de propiciar a introdução de valores que assegurem a realização do bem comum. Inspira-se, para tanto, nas meditações exponenciais de Husserl, Scheler, Buber, dentre outros autores. Retomando as meditações desses pensadores, Creusa Capalbo realiza um percurso admirável, sublinhando sua fidelidade ao tema da Filosofia da Educação.

Keywords : Fenomenologia; Crítica filosófica; Educação; Bem-comum.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )