SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número71O Movimento Escola sem Partido e a captura da docência: O professor como técnico do saber especializadoIndecisión cargada de promesas: Imagénes de la vida y de la infancia en la filosofía de Henri Bergson índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

CESAR, Constança Terezinha Marcondes. Fenomenologia e Educação na perspectiva de Creusa Capalbo. Educação e Filosofia [online]. 2020, vol.34, n.71, pp.555-564.  Epub 06-Feb-2022. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v34n71a2020-56829.

Creusa Capalbo fez seu doutorado em Filosofia na Universidade Católica de Louvain. Faleceu em 2017, aos 83 anos, e deixou uma obra centrada na meditação sobre Fenomenologia e Ciências Humanas. Editou um livro com esse título, cujo sexto capítulo aborda o tema Fenomenologia e Educação. Mostrando invulgar erudição e fazendo a crítica de pensadores que reduzem a educação à adequação ou à revolta contra a sociedade industrial, Creusa Capalbo entende que o papel da educação é o de propiciar a introdução de valores que assegurem a realização do bem comum. Inspira-se, para tanto, nas meditações exponenciais de Husserl, Scheler, Buber, dentre outros autores. Retomando as meditações desses pensadores, Creusa Capalbo realiza um percurso admirável, sublinhando sua fidelidade ao tema da Filosofia da Educação.

Palabras clave : Fenomenologia; Crítica filosófica; Educação; Bem-comum.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )