SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número71Fenomenologia e Educação na perspectiva de Creusa CapalboO terceiro-instruído: Ontofenomenologia e educação em Michel Serres índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

CARVALHO, Magda Costa. Indecisão plena de promessas: imagens da vida e da infância na filosofia de Henri Bergson. Educação e Filosofia [online]. 2020, vol.34, n.71, pp.565-580.  Epub 06-Fev-2022. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v34n71a2020-56831.

Numa passagem da obra Évolution Créatrice, Bergson recupera a imagem da criança para afirmar que a natureza viva opera através de tendências divergentes. Apesar de não ter desenvolvido um pensamento de pendor educacional, encontram-se na obra bergsoniana referências que, por um lado, recuperam a dimensão criativa e criadora da infância e, por outro, acentuam a forma infantil dos movimentos do élan vital. Estas referências fazem parte da imagética do autor, mostrando como o seu pensamento sugestiona leituras ímpares. O convite para cruzar a imagem da vida como infância com a imagem da infância como vida revela-se, assim, sugestivo para repensar o que nos habita como constitutivamente outro: a criança que fomos e a natureza que somos. E será através da imagem - como forma de contacto dinâmico com o real - que poderemos encontrar algumas respostas para a sugestão bergsoniana de se promover nas escolas um conhecimento infantil (enfantin).

Palavras-chave : infância; criança; natureza; imagem; Bergson.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )