SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue71Indecision charged with promise: Images of life and childhood in Henri Bergson’s philosophyAgostinho da Silva, from engaged philologist to militant and critical humanist: a Seara Nova collaborator’s path in times of formation of Salazarism (1928-1933) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Filosofia

Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596X

Abstract

PINHO, Romana Valente. O terceiro-instruído: Ontofenomenologia e educação em Michel Serres. Educação e Filosofia [online]. 2020, vol.34, n.71, pp.581-606.  Epub Feb 06, 2022. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v34n71a2020-57675.

O terceiro-instruído: Ontofenomenologia e educação em Michel Serres é um estudo que visa compreender a relevância do pensamento ontofenomênico, epistemológico e educacional de Michel Serres para a implementação dessas categorias filosóficas: contrato natural (como oposição ao contrato social de Rousseau e como defensor do regresso à Terra inteira e ao Amor) e terceira-instrução. Nesse sentido, a importância da educação, comparada com a ontofenomenologia e a epistemologia, tornar-se-á maior e mais importante.

Keywords : Ontofenomenologia; Epistemologia; Educação; Michel Serres.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )