SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue71Agostinho da Silva, from engaged philologist to militant and critical humanist: a Seara Nova collaborator’s path in times of formation of Salazarism (1928-1933)Remarks on the Structure of the Recherche de la Verité: The Role of Vision in God author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Filosofia

Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596X

Abstract

BOGEA, Diogo. A condição humana e a condição docente: das ilusões de onipotência ao reconhecimento do desamparo. Educação e Filosofia [online]. 2020, vol.34, n.71, pp.679-704.  Epub Feb 06, 2022. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v34n71a2020-48814.

Partindo do princípio de que todo processo educacional é aberta ou veladamente guiado por uma determinada maneira de se compreender o ser humano, procuramos nesse artigo colocar em questão os ideais de “humano”, e consequentemente, de humano-professor, que a tradição ocidental nos legou. Em seguida, tentamos indicar alguns caminhos para repensarmos contemporaneamente o que significa ser humano e, por conseguinte, o que significa ser professor. Enquanto os antigos ideais insistem em projeções de poder e invulnerabilidade ao assumir uma essência imaterial para o humano, apostamos numa concepção de humano encarnado, afetivo e desejante que envolve, em contrapartida, a disposição para assumirmos o irremediável desamparo e a incontornável vulnerabilidade que são intrínsecos à condição humana.

Keywords : condição humana; ilusões de onipotência; desamparo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )