SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue71Remarks on the Structure of the Recherche de la Verité: The Role of Vision in GodEducation and philosophy beyond the processes of domestication and bestialization of individuals author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Filosofia

Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596X

Abstract

ORRU, Sílvia Ester. A DIFERENÇA COMO VALOR HUMANO: Ensaio sobre as contribuições do pensamento de Boaventura Sousa Santos, Gilles Deleuze e Homi Bhabha para o Paradigma da Inclusão. Educação e Filosofia [online]. 2020, vol.34, n.71, pp.727-764.  Epub Feb 06, 2022. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v34n71a2020-50642.

A economia e a particularização marcam a sociedade contemporânea como importantes vetores para a ampliação das desigualdades sociais e produção de variados mecanismos de exclusão social. A diferença é parâmetro para categorizar e apartar pessoas à invisibilidade social. O presente ensaio tem como objetivo o diálogo junto aos autores Boaventura Sousa Santos, Gilles Deleuze e Homi Bhabha e seus respectivos pensamentos como contribuintes no entendimento da diferença como valor humano no contexto do paradigma da inclusão. Nos caminhos e entre-lugares da descolonização de nosso ser, é preciso desnaturalizar as barbáries produzidas pelo colonizador e aceitar as diferenças como próprias da espécie humana para a (re)invenção de nossa educação e sociedade.

Keywords : Inclusão; Diferença; Educação; Descolonização.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )