SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue71Education and philosophy beyond the processes of domestication and bestialization of individualsBetween Mead and Heidegger: the unfolded interiority and the human formation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Filosofia

Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596X

Abstract

SILVA, Fidel Machado de Castro  and  NUNES, Mário Luiz Ferrari. O embate do encontro: o currículo cultural da educação física como lugar de conflitos. Educação e Filosofia [online]. 2020, vol.34, n.71, pp.789-818.  Epub Feb 06, 2022. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v34n71a2020-52940.

Neste artigo, tenciona-se aproximar, problematizar e refletir sobre a relação entre duas divindades gregas: Dionísio e Apolo - e o Currículo Cultural da Educação Física. Buscamos amparo metodológico na criação filosófico conceitual, pois sua utilização pode redesenhar relações estabelecidas e permitir jogar com elementos distintos e, inicialmente, não aproximáveis. Influenciados por Dionísio, ao final, trazemos duas criações pedagógicas a fim de transgredir os limites dados pelo "excesso de Apolo" na escrita acadêmica.

Keywords : Educação Física; Currículo Cultural; Filosofia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )