SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número71Educação e filosofia para além dos processos de domesticação e de bestialização dos indivíduosEntre Mead e Heidegger: a interioridade desdobrada e a formação humana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

SILVA, Fidel Machado de Castro  e  NUNES, Mário Luiz Ferrari. O embate do encontro: o currículo cultural da educação física como lugar de conflitos. Educação e Filosofia [online]. 2020, vol.34, n.71, pp.789-818.  Epub 06-Fev-2022. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v34n71a2020-52940.

Neste artigo, tenciona-se aproximar, problematizar e refletir sobre a relação entre duas divindades gregas: Dionísio e Apolo - e o Currículo Cultural da Educação Física. Buscamos amparo metodológico na criação filosófico conceitual, pois sua utilização pode redesenhar relações estabelecidas e permitir jogar com elementos distintos e, inicialmente, não aproximáveis. Influenciados por Dionísio, ao final, trazemos duas criações pedagógicas a fim de transgredir os limites dados pelo "excesso de Apolo" na escrita acadêmica.

Palavras-chave : Educação Física; Currículo Cultural; Filosofia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )