SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue71The fight of the meeting: the curriculum of physical education as a place of conflictsDialetic materialism, class struggle and philosophical insights on education from Slavoj Žižek author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Filosofia

Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596X

Abstract

SILVEIRA, Marli Teresinha Silva da; RODRIGUES, Raísla Girardi  and  CENCI, Angelo Vitorio. Entre Mead e Heidegger: a interioridade desdobrada e a formação humana. Educação e Filosofia [online]. 2020, vol.34, n.71, pp.819-852.  Epub Feb 06, 2022. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v34n71a2020-53402.

O artigo visa aproximar a abordagem da psicologia social de Mead e a perspectiva fenomenológico-existencial de Martin Heidegger da noção de interioridade desdobrada. Tal aproximação permite sustentar que há uma radical e inseparável reciprocidade entre homem/mulher e mundo. A radicalidade de tal reciprocidade suplanta a dicotomia interioridade e exterioridade, reaproximando o corpo do tempo, lugar mesmo da abertura existencial humana. Apresenta-se a noção de “self” como processo e a mente como resposta comportamental interativa com vistas a relacioná-la ao modo de ser-no-mundo. Também, uma breve incursão à psicologia de viés fenomenológico-existencial, buscando articular o interacionismo de Mead e a analítica existencial de Heidegger e suas implicações para o campo da formação humana.

Keywords : Self; Dasein; Interioridade desdobrada; Formação humana.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )