SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número71Entre Mead y Heidegger: la interioridad desarrollada y la formación humanaMovimiento de los secundarios brasileños y el momento sofístico: una nueva historia comienza a ser contada índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

RECH, Hildemar Luiz  y  FONSECA, Fernando Facó de Assis. Materialismo dialético, luta de classes e insights filosóficos sobre a educação a partir de Slavoj Žižek. Educação e Filosofia [online]. 2020, vol.34, n.71, pp.853-889.  Epub 06-Feb-2022. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v34n71a2020-52620.

O artigo aborda a concepção de luta de classes no atual cenário histórico, político e social. O dogma das democracias ocidentais sugere que vivemos numa era pós-ideológica. Isso implica que não há mais espaço para a ideia de luta de classes. Contudo, segundo Žižek, é esse discurso que deve ser enquadrado no campo ideológico. Žižek retoma o conceito de materialismo dialético a fim de demonstrar a contradição interna ao campo ideológico de nossa sociedade dita pós-ideológica. Nesse momento, o conceito de luta de classes retorna à cena. A luta de classes não consiste num antagonismo entre dois polos num espaço comum, mas na fissura inerente ao próprio espaço. Para desenvolver o tema, cabe, antes, abordar o conceito de materialismo teológico de Walter Benjamin, que fundamenta, substancialmente, o conceito de materialismo dialético de Žižek. Importante, igualmente, retomar uma reflexão sobre o conceito de pulsão de morte em Freud, já que tal conceito exprime exatamente a fissura interna à realidade que condiciona a luta de classes. Convém, ademais, compreender como a ideia de educação pode ser pensada a partir da contradição que mobiliza a luta de classes.

Palabras clave : Materialismo dialético; Luta de classes; Ideologia; Educação.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )