SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue71Dialetic materialism, class struggle and philosophical insights on education from Slavoj ŽižekReflections on professorality, professionalization, professionality, professionalism and its relationship with the teacher professional development author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Filosofia

Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596X

Abstract

SILVA, Tatiane da  and  CRICK, Nathan. O movimento dos secundaristas brasileiros e o momento sofístico: uma nova história começa a ser contada. Educação e Filosofia [online]. 2020, vol.34, n.71, pp.891-922.  Epub Feb 06, 2022. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v34n71a2020-49974.

A partir das proposições de Arendt, delineamos o momento sofístico como um instante no qual a intersecção entre os termos riqueza, liberdade e poder possibilita aos indivíduos se engajarem na esfera política permitindo assim que influencie nas decisões. O objetivo deste trabalho é argumentar que o momento orquestrado pelos estudantes brasileiros pode ser considerado também um momento sofístico tal qual o vimos acontecer no século de Péricles, o que evidencia a necessidade de uma formação que abarque uma pedagogia retórica para que esse momento seja aproveitado em sua plenitude. As ações do movimento secundarista evidenciaram o peso da comunicação que demanda uma educação retórica, a qual inclui não só a formação na palavra em seu sentido dialógico e persuasivo, mas também raciocínio e deliberação, capacidades tão caras ao desenvolvimento do ethos democrático, por sua vez imprescindível para a edificação plena de um modo democrático de vida.

Keywords : Momento sofista; Educação; Movimento secundarista; Retórica; Kairós.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )